Hipnose Ericksoniana
Confira algumas curiosidades abaixo:
O que é hipnose?
A hipnose é um estado modificado de consciência, onde ocorrem fenômenos hipnóticos, através da comunicação entre hipnoterapeuta e sujeito. O individuo focaliza sua atenção e direciona seus pensamentos, com isso, intensificando a atividade cerebral. Uma pessoa hipnotizada pode entrar em um transe leve, médio ou profundo, essa variação pode ser pessoal ou até mesmo momentânea.
Funciona com todas as pessoas?
Funciona com todas as pessoas que têm capacidade de se concentrar e focalizar sua atenção.
Tem perigo de não voltar?
Não. Se o hipnotizador sair de perto ou parar de falar, a pessoa volta sozinha mais cedo ou mais tarde. O individuo também pode entrar em sono naturalmente e acordará depois.
As pessoas falam coisas que não se lembram da infância?
As pessoas podem falar coisas que não se lembram da infância. Entretanto, esse não é o único objetivo da hipnose. A ideia central é ensinar a pessoa a lidar melhor com as questões de sua vida. A infância pode ou não fazer parte desse processo de aprendizagem.
As pessoas ficam inconscientes?
Não. A pessoa em transe hipnótico está consciente em determinado pensando/sentimento/sensação. As vezes, pode acontecer induzido ou espontaneamente um dos fenômenos hipnóticos que é a amnésia, e a pessoa não se recordará do que aconteceu durante o transe.
Hipnose e relaxamento são a mesma coisa?
Não. Durante o relaxamento a atividade psíquica é baixa. Já no transe hipnótico a pessoa está com atenção focalizada e uma alta atividade psíquica.
Por que a hipnose é considerada um tratamento de resultados rápidos?
A hipnose ajuda o paciente a focalizar sua atenção em soluções, através do uso da comunicação e sugestão indireta, diminuindo assim, a resistência. Isso tudo possibilita uma mudança de percepção e atitude