Atividade física também ajuda a melhorar a depressão

A depressão é uma doença psicológica que afeta o emocional de um indivíduo de modo que ele perde o “rumo”, a “vontade”, o “interesse” pelos assuntos da vida, possui dificuldade de sentir prazer, de se concentrar, se relacionar e a maior parte do tempo sente-se triste, irritado e impaciente.

Pesquisas direcionadas à qualidade de vida têm evidenciado cada vez mais a importância da atividade física e do exercício físico à saúde mental. È comprovado que a prática de exercício físico regular contribui para desviar a atenção dos problemas emocionais e proporciona bem estar, além de reduzir os sentimentos de ansiedade e depressão. 

Benefícios da atividade física para o tratamento da depressão:

– Melhoria da estabilidade emocional (imagem corporal positiva, autocontrole psicológico, melhora do humor);
– Interação social positiva;
– Diminuição da insônia e da tensão.

Outras dicas:

Os exercícios devem ser feitos com acompanhamento de um profissional qualificado de Educação Física que poderá orientá-lo em relação a qual atividade será melhor para você e para seu corpo, proporcionando um bom rendimento físico e mental. 

Alimentos que contenham açúcar; alto teor de gordura e cafeína, por exemplo, se ingeridos em excesso podem fazer mal, principalmente em pessoas que sofrem com depressão, pois podem excitar áreas do cérebro e desregular seu funcionamento; deste modo é importante sempre consumir comidas saudáveis e em quantidades adequadas.

Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

Consultoria via Skype 
 

Comments

comments