Conheça 8 ferramentas de cura para sua mente

Praticando as técnicas a seguir você pode ter mais bem-estar e até solucionar melhor seus problemas

São muitas as técnicas existentes hoje que podem lhe ajudar na cura de questões mentais específicas, na melhoria da capacidade de ação, pensamento e bem-estar. Nesse artigo, você aprenderá um pouco sobre algumas dessas ferramentas:

1. Wei Wu Wei

Esse nome oriental pode ser entendido como a "não ação". É um princípio da filosofia taoista, usado como um modo de encontrar equilíbrio e harmonia com o Tao (força que rege o universo e é divida entre o Yin e o Yang). No Wei Wu Wei deve-se agir de acordo com as próprias vontades, respeitando os limites da natureza de cada um, sem tentar ir além disso.

Essa filosofia está muito ligada com a aceitação do momento e do agora: você não precisa mudar as coisas para realizar aquilo que deseja, tudo se encaixa e flui. No entanto, a ideia não é ser passivo diante das situações e sim "agir sem agir".

2. O Poder do Agora

Esse também é nome de um livro, e basicamente representa a capacidade de focar a atenção no momento presente, o agora. Para tanto, é preciso eliminar pensamentos intrusos, ideias inadequadas e diálogos internos repetitivos. Assim a mente é obrigada a deixar para trás tudo que não for o agora. E isso incluí não dar espaço a crenças negativas, aprendizados passados desnecessários, etc. A energia é toda voltada para o presente.

3. Mindfulness

Esse estado de espírito pode ser entendido como atenção plena e desenvolvimento da consciência para o momento presente. Tudo que está havendo aqui e agora com nosso corpo, mente e emoção é de grande valia quando você pratica o mindfulness. É preciso lembrar de estarmos presentes em vez de "viajar" nas ideias e pensamentos. É preciso estar pleno sem julgamento e sendo líder de sua mente.

O grande segredo aqui é a intenção. Observe como sua mente pode levar você a diferentes lugares atrás das ideias, porém o passado já não existe e agora o futuro é apenas uma fantasia. A paz interior vem da compreensão e vivencia dessas ideias.

4. Ciclos ultradianos

Este é um conceito desenvolvido por Ernest Rossi (tive o imenso prazer em ser sua aluna) em que compreendemos que funcionamos em ciclos de 90 a 120 minutos.

Quando pensamos em produtividade, conhecer esse conceito faz toda a diferença. Entre 90 a 120 minutos nossa mente e corpo nos dão sinais de que é preciso descansar e mudar a atividade. Não é apenas desacelerar, mas reorganizar as ações. Ignorar estes sinais pode levar a fadiga, estresse e problemas de diversas ordens. O ideal é uma pequena pausa de 10 minutos ou uma mudança de tarefa que possa descansar a mente.

5. Ócio criativo

Este é o título de uma monografia do cientista italiano Domenico De Masi, propondo que as pessoas incluam momentos de atividades de descansar, lazer e "não fazer nada" em seu dia-a-dia de trabalho e estudo. Criar esses momentos ajuda a melhorar a criatividade e produtividade.

6. Estado de nada sei

Este estado faz parte de uma das técnicas do Novo Código da Programação Neurolinguística (PNL), tendo como cocriador John Grinder (um dos meus grandes professores, pelo qual fui treinada pessoalmente).

Ele que consiste em saber contemplar o momento presente, estar livre de críticas, julgamento, se permitir estar aberto para o novo, curioso com as possibilidades e, assim, criar novos aprendizados.

7. Meditação

Quem nunca ouviu falar nessa técnica? Ela faz parte da tradição oriental, principalmente na ioga e no budismo. É uma ferramenta excelente que produzir bem-estar e cura.

Durante o processo a pessoa deve esvaziar a mente, evitar estímulos e pensamentos, um processo bem complicado e que requer bastante treino. Com isso, a calmaria vem, a mente relaxa e seu cérebro passa a funcionar através de uma melhor forma.

8. Hipnose

Este é um estado de concentração em algo especifico: uma ideia sugerida pelo hipnoterapeuta ou mesmo algo a ser aprendido. Através dessa intensificação cerebral novos aprendizados vão surgindo e sua mente passa a funcionar num novo estado mental produzindo a cura, bem-estar e até libertação de traumas.

Quais os benefícios dessas técnicas?

Todas as essas ferramentas são mágicas para diminuir estresse e proporcionar maior capacidade de centralização das ideias. Os benefícios são enormes para quem pratica, como os seguintes:

  • Paz interior
  • Cura da mente e corpo
  • Soluções para problemas
  • Melhoria na tomada de decisão
  • Sentimento de plenitude.

Quando você muda seu foco de atenção, altera automaticamente a modo de pensar e vivenciar estímulos. Esse novo caminho produz outras conexões neurais que levam a diferentes e produtivos aprendizados. É uma nova forma de ligação entre você e o mundo.

Sua experiência se torna rica, integrada e de grande impacto. Pratique sua concentração e você vivenciará novas condições de bem-estar, desfrutando da agradável sensação de plenitude.

Boa sorte no desenvolvimento da sua concentração, atenção e novos estados mentais para o aqui e agora!

Fonte: http://www.minhavida.com.br/bem-estar/materias/21276-conheca-8-ferramentas-de-cura-para-sua-mente

Comments

comments