Fazer academia é manter-se realizando atividades físicas e não apenas iniciar o processo

“Prepara-te para o que quiseres ser.” Provérbio alemão.

Muitas pessoas começam uma atividade física e não conseguem manter. Isso acontece porque na verdade, não fazem um planejamento adequado. Acabam iniciando por razões momentâneas, como a época do ano, o clima, a companhia, etc. O importante, além de começar e dar o primeiro passo é também saber manter. Existe um método muito utilizado nas empresas chamado “Método do Kaizen”: um pequeno e significativo passo para uma melhoria continua. Ou seja, não só o primeiro passo, mas todos os dias algo deve ser feito para que possa continuamente ter uma melhora. Assim a mudança se dá por completo. 

O importante é entender que independente de quão grande ou difícil possa parecer certas mudanças, por maior que seja o caminho a ser percorrido você certamente ira começar com um único e simples passo para conseguir sair de onde está para onde quer chegar. É preciso ter um planejamento para alcançar as metas desejadas. Comece com pequenas mudanças que você possa quantificar para que possa alcançar mudanças qualitativas. 

Muito cuidado com o radicalismo e a pressa. É verdade que algumas pessoas deixam vícios da noite para o dia. Dizem a si próprias: “amanhã vou começar atividade física e nunca mais vou voltar a ter uma vida sedentária”. Mas quantas pessoas você realmente conhece que se deram bem dessa maneira? Que largaram um vício, um hábito, um comportamento assim, repentinamente? Uma, duas? Ou até mesmo nenhuma… Usar o radicalismo pode ser um planejamento, mas o mais importante é saber que esse método não é o único. Estamos nos preparando para grandes mudanças quando experenciamos a melhora a cada dia.
“A gente não se liberta de um hábito atirando-o pela janela. É preciso fazê-lo descer a escada degrau por degrau.” Mark Twain

Normalmente as pessoas que conseguem manter uma mudança de comportamento fizeram algum tipo de planejamento, mesmo que inconsciente. Inicie as atividades físicas na academia do jeito que você consiga primeiramente adequar com sua rotina. Não adianta imaginar que vai conseguir mudar tudo da noite para o dia. Escolha bem os horários e o tempo que vai conseguir ficar e praticar seus exercícios. 

Todas as mudanças, inclusive as que são positivas e saudáveis, geram insegurança e são de certa maneira intimidadoras. Todas nossas tentativas de alcançar nossos objetivos por meio de ações radicais ou até mesmo revolucionárias tendem a aumentar nosso medo, insegurança e frustração. São os pequenos passos que trazem o alivio, são as pequenas conquistas que nos mantém seguros, firmes e fortes no caminho certo, fazendo com que não se instale a resposta de medo. O medo tem raízes nos processos cerebrais e podemos desarmá-lo. Nossa segurança e auto-estima estimulam nosso pensamento racional, nossa criatividade e bom humor. 
Faça uma análise de seu comportamento e de onde você quer chegar. A palavra chave é ação. 
Sua imaginação é maior que sua vontade! FAÇA AS COISAS ACONTECEREM.

Adriana de Araújo
Consultoria via Skype
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

Fonte: Adriana de Araújo

 

Comments

comments