Muitas crianças se comportam de forma tímida, retraída e cautelosa do contato social. Alguns pais reforçam esse comportamento, muitas vezes, sem percebem. Filhos de pais severos, punitivos, muito rígidos na educação contribuem para esse tipo de comportamento. Os limites são fundamentais e necessários para as crianças, entretanto, educar somente
através do medo e da punição pode contribuir para a formação de um indivíduo temeroso, com medo e tenso. Outros pais, por sua vez, acreditam que a criança tímida dá menos trabalho, pois tendem a ser obedientes e pouco participativas.
Crianças tímidas, muitas vezes, se sentem incomodadas em situações normais do cotidiano, por exemplo:
1- sentem desconforto na escola, ao terem que tirar uma dúvida e fazer uma pergunta para o professor na frente de todos;
2- chegar sozinhas e a lugares novos;
3- dirigir a palavra a pessoas novas, iniciar uma conversa;
4- falar, expor o que pensa;
Entre outros.
A timidez pode estar ligada:
1- A BAIXO AUTO-ESTIMA – a pessoa estima, deseja, quer coisas diferentes do que ela pode realizar, deixando de dar valor a tudo que é e o que possui. Atribui ao outro uma importância maior. Deixa-se de governar a si próprio e passa-se a viver a mercê de idéias fantasiosas de um outro que pune, é rígido e severo. Cada criança possui suas peculiaridades, diferenças, semelhanças e acima de tudo: é única. Não há valor maior que esse.
2- A VERGONHA – idéia de um "defeito" no ser; é a percepção de que há algo errado, de que alguma coisa não está certa, e todos vão reparar, achar graça ou se ofender com aquele comportamento. A criança envergonhada tem vontade de esquecer o que aconteceu, de se esconder, desaparecer e até mesmo sumir. Se pudesse voltar atrás e corrigir aquilo que elas julgam de errado, fariam com toda a certeza. Isso leva ao isolamento. Quando a criança está sozinha ou próxima de pessoas que confia, sente-se protegida, pois não há crítica de outros e não há ninguém que possa reclamar ou mesmo corrigir tais erros. A maior falta existente não está no erro cometido, mas na incapacidade de corrigi-lo.
3- A CRÍTICA E RIGIDEZ PARA CONSIGO, MEDO DE ERRAR, PERFECCIONISMO – pensamentos de inadequação, achar-se diferente, querer acertar sempre. Pessoas tímidas perder excelentes oportunidades de aprender a conviver com as pessoas, se expor, trocar idéias e experiências. E é só errando que se aprende… Criticar a si próprio é uma qualidade que usada fora da medida, por exemplo, em excesso, deixa de ser algo bom, pois saber criticar e poder corrigir a si próprio é um sinal de maturidade em todas as idades.
4- A AGRESSÃO – a timidez pode vir dissimulada através de comportamentos agressivos, momentos de raiva, ou até mesmo de indiferença e assim, mantém os outros à distância. E evitando o contato, que para as pessoas tímidas, se torna terrivelmente ameaçador.
A criança tímida deve aprender que as mudanças são necessárias e não ameaçadoras. E útil saber que se pode ser tudo aquilo que se quer desde que haja um planejamento, tempo, perseverança e adaptação, pois ninguém está condenado a viver apenas com o que se está habituado a ser.
É importante ressaltar que a timidez pode ser conseqüência de algumas doenças psicológicas, tais como: depressão, ansiedade, transtorno obsessivo compulsivo (TOC), fobia social, e outros. E para um diagnóstico adequado, sugere-se fazer uma avaliação com um profissional qualificado e pode ser necessário o acompanhamento psicólogo com orientação aos pais e escola. Técnicas como hipnose ericksoniana, emdr, pnl e novo código da pnl (ver site: www.curadalma.com.br) certamente poderão ajudar na melhora que se faz necessário nos aspectos emocionais, ajudando na auto-estima, segurança e bem estar de cada um.
Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
Consultoria via Skype
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