“O tempo não poupa o que foi feito sem ele.” François Fayolle.
DIVISÃO DO TEMPO:
Pode-se dividir o tempo em três partes: passado, presente, futuro. E consequentemente, essa também será a maneira como as pessoas se orientam perante o tempo. A Programação Neurolingüística (PNL) fala sobre os estilos de escolhas que os indivíduos fazem. Dessa forma, haverá pessoas que priorizarão o passado, outras o presente, e ainda aquelas que escolherão o futuro. Sejam essas escolhas feitas conscientemente ou inconscientemente através de aprendizado.
É verdade que todos vivem no presente, entretanto, há pessoas cujo pensamento estão em outros momentos, seja revivendo o passado ou imaginando o futuro. Justamente por isso, essa orientação temporal também influencia na maneira de cada um reagir as diversas situações do dia-a-dia. “O tempo presente é o único no qual podemos reparar o passado e construir o futuro.” Anônimo.
PESSOAS COM CARACTERISTICAS VOLTADAS PARA O PASSADO:
Uma pessoa que prioriza o passado tende a ter um comportamento:
Conformista – de pouco questionamento. Aceita os fatos como são, entretanto deixa de criar outras opções além das que já possui. Acomoda-se com o que tem e com o que pensa.
Conservador – mantém e conserva hábitos, muitas vezes, repetindo continuamente padrões. Preserva e resguarda lembranças, objetos, comportamentos, entre outros.
Saudosista – relembra antigas situações vividas com tendência a superestimar o que aconteceu, dessa forma, valoriza esses momentos mais do que o que está acontecendo agora e os que poderão vir a ocorrer.
PESSOAS COM CARACTERISTICAS VOLTADAS PARA O PRESENTE:
Uma pessoa que prioriza o presente tende a ter um comportamento:
Prático – rápido na execução do que for preciso. Aplica o que conhece na teoria. A praticidade vem do saber provindo da experiência.
Imediatista – quer resultados rápidos, quase que instantâneos, embora, sem medir ou pensar nas futuras consequências de seus a
tos. As vezes, se esquece de que é preciso esperar para poder colher os frutos do que se plantou.
Objetivo – ação direta, sem rodeios. Tendência a ser imparcial, ao uso da lógico, pensamento racional.
PESSOAS COM CARACTERISTICAS VOLTADAS PARA O FUTURO:
Uma pessoa que prioriza o futuro tende a ter um comportamento:
Sonhador – cheio de desejos e fantasias, utiliza-se da imaginação para idealizar novas situações para sua vida. Em alguns momentos, usa de devaneios para fugir do que tem, sem enfrentar a realidade;
Idealista – que tende a planejar e projetar novas ideias com o intuito de torná-las palpáveis. Entretanto, alguns pensamentos existem somente na ideia e no imaginário de cada um, que reúne toda a perfeição concebível, mas distante dos fatos reais;
Futurista – com ideias arrojadas e inovadoras, até mesmo fantásticas para o momento, vislumbra no presente o que poderá acontecer no futuro.
“Não há como o tempo para tornar relativos os juízos absolutos.” Miguel Torga
"Não podemos aguardar que os tempos se modifiquem e nós nos modifiquemos junto, por uma revolução que chegue e nos leve em sua marcha. Nós mesmos somos o futuro. Nós somos a revolução." Beatrice Bruteau. Construa hoje o seu amanhã.
Curiosidade: Nos relacionamentos sejam eles pessoais e/ou profissionais o tempo individual pode ter uma relação importante nessa dinâmica. Na convivência com os demais o tempo e’ uma forma de interação.
As pessoas, de modo geral, possuem um pouco de cada aspecto citado e alguns desses comportamentos prevalecem. O ideal é
a busca de equilíbrio entre o passado, presente e futuro, pois não existe um aspecto melhor que outro para se escolher e viver a vida. “Todos caminhos levam a Roma”, mas qual será o melhor caminho a ser percorrido? E uma vez tomada uma decisão ainda sim podemos fazê-la novamente. Afinal, a viagem não é apenas o chegar lá, mas todo o percurso, seja ele vivido ontem, hoje ou amanhã.
Durante todo o trajeto, deve-se aproveitar cada instante, cada minuto do que se tem no momento com todas as histórias vividas e as imaginadas.
DICAS:
As técnicas da PNL são muito usadas no processo de coaching. São
ferramentas muito uteis para o auto-conhecimento e também para lidar melhor com as pessoas a volta. Com isso é possível
estabelecer metas e objetivos viáveis a serem alcançados.
Use seu tempo de forma produtiva para ser feliz hoje e também na melhoria do que quer para o seu futuro.
Adriana de Araújo
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br