Teste: Crenças Negativas

Teste: Crenças Negativas

(Não é um teste de validação cientifica, não é um instrumento que permita diagnóstico. A intenção e função do teste é para ser um primeiro passo em auto avaliação e contato com o tema da importância da superação de crenças negativas para ajuda da compreensão teórica sobre o tema. Esse material não substitui um tratamento ou orientação profissional).

Preparei este teste rápido para você com 7 (sete) perguntas:

1. Quando alguém é convidado para participar de algo que envolva seu desempenho, como por exemplo, falar em público, apresentar alguma informação, tomar a frente de algum projeto, etc., de modo geral, você costuma:

a) Declinar o convite, dá um jeito de rejeitar sua participação, se for possível. Você não gosta de se expor, muito menos de assumir responsabilidades, afinal, coisas assim só dão trabalho e demanda muita energia;

b) Se sentir pressionado(a), não sente que poderá atender a demanda solicita. Sente-se sufocado(a) e com medo do que poderá vir por aí;

c) Pensar que é uma excelente oportunidade para você. Se sente honrado(a), pois foi reconhecido(a) como sendo capaz para exercer aquela função solicitada e também se percebe interessado(a) e curioso(a) em aprender como vai ser executar o que lhe pediram.

2. Quando alguém próximo à você quer sua opinião sobre algum tema importante da vida daquela pessoa, algo particular e íntimo, na maioria das vezes, você costuma:

a) Pedir que a pessoa pare de falar, delicadamente dá um jeito de mudar de assunto, pois você não se sente confortável com esse tipo de situação, afinal, você não é responsável pelas dificuldades dos outros;

b) Se lembrar como é difícil para você cuidar de alguém, é algo que pesa, lhe incomoda e dá a sensação de que as pessoas, no geral, têm esse tipo de atitude com você, sem levar em conta seus sentimentos; 

c) Entender que a pessoa está pedindo uma ajuda, pois confia em você. E saber que você é alguém importante para o outro, que sua opinião é significativa, é algo muito bom e gratificante.

3. Quando alguém lhe elogia, comenta sobre seus modos, seu jeito ou mesmo sobre algo que você está vestindo, habitualmente, você costuma:

a) Se ver numa “saia justa”, não sabe se agradece, se fica quieto(a) ou se deve elogiar algo de volta também;

b) Rapidamente se justificar, dizendo que não é verdade, ou que é algo simples, desvalorizando o que foi valorizado pelo outro. Você acessa sentimentos de vergonha e desconforto que passam a tomar conta da situação;

c) Agradecer e fica feliz de receber elogios. 

4. Quando alguém que você confia muito lhe diz que você não é capaz de conseguir algo, uma realização pessoal sua, de modo geral, você costuma:

a) Ficar magoado(a) com a falta de confiança que a pessoa mostrou em relação à você, achando que você não dá conta; 

b) Pensar que pode ser verdade, pois você confia na pessoa e se ela disse isso talvez saiba mais do que você sobre você mesmo(a);

c) Pensar se tem sentido o que a pessoa lhe disse ou não. Costuma analisar com calma o que lhe disseram sem julgamentos.

5. Quando alguém próximo à você, diz que você é igual ao modo de agir, pensar e fazer escolhas aos seus pais, normalmente, você costuma:

a) Ficar confuso, pois você não percebe semelhança nas suas ações e nas deles;

b) Se ver repetindo os mesmo padrões familiares sem mudanças;

c) Ficar contente, pois você buscou repetir os padrões saudáveis que admira e fez diversas mudanças internas naqueles que você percebeu dos seus pais como sendo não positivos. 

6) Quando você vive uma situação difícil, normalmente, você costuma:

a) Adiar e fugir do problema, evitando ter que resolver;

b) Perceber que o estilo e padrão deste problema é constante e você se vê enroscado(a) em algo que acontece com frequência na sua vida; 

c) Pensar como vai resolver o novo problema.

7. Quando você pensa na sua vida, habitualmente, você costuma:

a) Evitar pensar, pois fica nervoso(a) ao analisar aspectos do estilo da sua vida;

b) Perceber que sonhar é algo difícil para você e que todas as vezes que precisa pensar no futuro sua mente vai para o passado;

c) Criar coisas novas para o agora para o futuro também. Você é uma pessoa que sonha, tem objetivos e pensa sobre o amanhã.

Possíveis resultados desse teste.

Quem teve mais respostas de letra a:

a) Tendem a ser pessoas com modo, possivelmente, mais reativo. A flexibilidade talvez não seja seu forte. Algumas crenças negativas e crenças limitantes presentes na sua vida podem estar ligadas a dificuldade de mudar ou mesmo a resistência em se adaptar. Pessoas com caraterísticas assim, costuma evitar exposição e não se sentem bem para papeis de liderança. Possivelmente, você que chegou aqui deve te habilidades desenvolvidas de “evitação”. Quem evita situações e pessoas com constância se protege do que se sente ameaçado. O desenvolvido de habilidades emocionais é um processo de crescimento e amadurecimento pessoal que deve sempre fazer parte da vida de todos. Você tem suas razões para ser como é, e com certeza, tem também seus motivos para investir ainda mais na sua melhoria emocional. Não desanime, é normal termos fases que podemos curtir a conquista e outras que devemos ainda trabalhar para poder chegar lá. 

Quem teve mais respostas de letra b:

b) Tendem a ser pessoas com crenças negativas/crenças limitantes mais presentes no dia a dia. Possivelmente, seu passado ainda tenha muita importância no seu presente. Talvez, como aprendizado sólidos de pensamentos negativos, talvez até mesmo como trauma.  O medo, a insegurança, as dúvidas podem fazer parte desse momento. Quem vive soterrado em pensamentos negativos e certezas absolutas ruins na mente tem dificuldade de achar solução, leveza e bem estar. É bem provável que você se sentia ansioso e com medo de muitas situações. A preocupação vem pelo medo do não gerencialmente emocional. Adaptação, auto gestão e novas respostas emocionais são fundamentais para que se tenha uma condição melhor de qualidade de vida. Possivelmente, você que chegou aqui nesse resultado pode se perceber com várias crenças negativas sobre você, os outros e o mundo. Talvez o mundo seja um lugar perigoso para quem vive com pensamentos negativos. Você pode investir seu tempo em aprender a se desenvolver cada vez mais para cuidar melhor de si e se relacionar adequadamente com as outras pessoas.  

Quem teve mais respostas de letra c:

c) Tendem a ser pessoas, de modo geral, com poucas crenças negativas e crenças limitantes no presente. Isso não significa que não tenham pensamentos negativos ou que nunca tiveram crenças negativas. A diferença está na superação do passado e na flexibilidade em se viver no agora. Você, possivelmente usa a criatividade no seu dia a dia para gerenciar suas próprias emoções para si mesmo e no contato com os outros. Pessoas assim, costumam ter recursos emocionais já desenvolvidos, bem como, o interesse por desenvolver novas habilidades. Ser capaz de questionar o que pensa e sente é uma grande conquista emocional. Possivelmente, você chegou aqui nesse resultado com a sensação de que tem habilidades emocionais para lidar com seus próprios pensamentos e sentimentos sem se perder no medo ou na confusão mental. Parabéns! 

Independente do seu resultado sendo a letra a, a letra b ou a letra c desejo que você cuide bem de você e que possa superar suas crenças negativas hoje e sempre. Equilibrar o seu bem estar, pensando em você, no outro e mundo a sua vida sem que isso vire uma guerra entre ideias negativas de que talvez você não seja capaz e a grande vontade de vencer. Desejo que você possa investir em sua melhora emocional para desenvolver bem seu processo de superação emocional. Podemos sempre desenvolver novos recursos emocionais para buscar melhores resultados. Você pode dominar seus pensamentos sem ser “mastigados” por crenças negativas que são equivocadas, distorcidas e que estão longe de serem verdadeiras.   

Sucesso naquilo que busca! Até breve!

Psicóloga Adriana de Araújo

Brasil – CRP: 06/56.802

Portugal – OPP: 22.804

www.adrianadearaujo.com.br

www.curadalma.com.br

www.facebook.com/ideaa.1

Instagram: Coerência Emocional