Você pode vencer a depressão

Depressão é uma doença que merece atenção e muitas vezes um tratamento especifico para a cura. Os sintomas são físicos e mentais, mexe com o animo, atenção e memória. É muito parecida com a tristeza, só que maior e pode persistir por mais tempo. 
Muitas pessoas erroneamente pensam que o estado depressivo tem a ver com a forca de vontade como se fosse apenas uma questão de auto-controle e auto-motivação. Como se o ficar doente fosse apenas uma questão de escolha consciente.

Já ouvi pessoas dizerem brincando (o que comprova a falta de conhecimento sobre a doença), por exemplo: “quem tem o que fazer e esta cheio de responsabilidade e muito compromisso não tem tempo para frescura e a depressão não vem.” A ideia central dessa frase parte de um principio já equivocado que a depressao seria um estado de puro capricho, um charme e não uma doença como de fato é. Depressão nada tem a ver com a preguiça ou frescura, mas sim com o estado de humor alterado e por isso é importante o tratamento adequado.
No cérebro, a química de seu funcionamento pode ficar alterada. E com isso, o fluxo de informação de um neurônio para ao outro tambem pode ficar comprometido. E a conseqüência desse “andar fora do eixo” pode ser:
1) Diminuição do animo e cansaço prolongado;
2) Alteracao da memória e distração;
3) Falta de alegria e prazer;
4) Angustia e mal estar mental;
5) Alteracao do sono;
6) Pensamentos de ressentimento, magoa, raiva e desespero;
Etc. 
No meu livro O SEGREDO PARA VENCER A DEPRESSAO – 2ª edição – Adriana de Araujo – Editora Universo dos Livros – 2009, eu ensino vários exercícios que voce pode praticar sozinho que são uteis no tratamento para a cura da depressão. 

E’ indicado como tratamento a psicoterapia e/ou acompanhado de medicação com a orientação de um medico especialista. Dentro da psicologia são diversas as técnicas que surtem bons resultados. Nesse artigo, ressalto o uso da hipnose e técnicas de terapia breve como a Programacao Neurolinguistica e o Novo Codigo da PNL. São ferramentas uteis para a criação de novas escolhas. Nossas ações são escolhidas por nos mesmo, porem, nem sempre temos controle adequado sobre essas escolhas e muitas vezes estamos a mercê do nosso inconsciente e de todo nosso passado ainda não domado. A idéia do tratamento e’ criar uma boa sintonia entre mente e corpo, entre consciente e inconsciente. Esse tipo de aliança aumenta a capacidade de cada um poder escolher viver com qualidade o momento presente, independente do passado que viveu. O tratamento leva ao aprendizado de viver em liberdade de qualquer amarra passada, se tornando senhor de si mesmo e com isso livre para novas escolhas. 

Sugestoes complementares ao tratamento:
1) Pratique atividade física, no mínimo 30 minutos de caminha todos os dias. Ajuda no bom funcionamento da mente e do corpo. 
2) Aprenda a meditar. Saiba acalmar a mente. 
3) Ouca boas musicas, cuide de alimentar o que lhe da prazer.
4) Ao deitar saiba agradecer pelas conquistas que teve ao longo do dia, para isso, e’ preciso observar o que voce recebeu de voce mesmo e da vida;
5) Foque sua atenção nas coisas do presente. O passado já foi e seu futuro voce poderá cria-lo se souber desfrutar do agora.
6) Saiba contemplar uma flor, o céu, o mar, ou qualquer coisa ao seu redor. A simplicidade e complexidade da natureza lhe reserva boas surpresas.
7) Se permita sonhar e imaginar. Mas não o dia todo. Saiba equilibrar a realidade e manter os desejos sem perder o foco no seu proveito do agora.
8) Cuide do que voce come e bebe. Afinal, a sua mente e corpo são uma coisa so e so voce pode dar o melhor a voce mesmo.
9) Abrace, converse, sorria, de risada e quem sabe ate mesmo gargalhada. Eenha contato com as pessoas que voce gosta. 
10) Organize suas coisas e sua vida, bagunça so atrapalha.

Voce pode e voce conseguira vencer. Siga os caminhos tradicionais de tratamento e complete com as dicas desse texto. Sucesso a voce sempre!

Adriana de Araujo.
Consultoria via Skype. Marque uma consulta voce tambem.
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

 

 

Comments

comments

Rolar para cima