Controle emocional: fundamental para você e para os outros
Sentimentos bons e ruins fazem parte do dia a dia. Saber lidar com isso sem prejudicar a você ou ao próximo é necessário para se bem viver a vida. É muito importante o autocontrole e principalmente autoconhecimento. Para isso, aí algumas dicas:
1- Conheça seus limites e respeite-se. Saiba até quando e quanto você pode sobre determinado ponto. Aceite sua condição hoje, você pode mudá-la se necessário, até mesmo expandir se for preciso. Mas cuidado para não ultrapassar seus limites sempre, pois são esses excessos que levam ao estresse (desgaste físico e mental). Por exemplo, horas extras no trabalho podem acontecer, mas isso não deve ser a sua rotina. Lembre-se: faça sua parte, pois de resto… não há mais nada a se fazer. Respeite sua condição física e psicológica. Existem exercícios específicos de hipnose ericksoniana e do Novo Código da PNL que durante as sessões são usados para criar mudanças de padrão, eliminando crenças desnecessárias. Isso tudo com o foco na excelência do comportamento desejado. O que se quer atingir? Por onde começar? Como eu consigo o sucesso?
2- Conheça você mesmo. Saiba da sua capacidade no momento, você pode reverter isso se for preciso. Mas somente sabendo quem é, onde está e como se está é que se pode planejar algo diferente daqui para frente. O processo novo de tratamento que envolve a neurociência é diferente da psicologia tradicional, pois usa exercícios, “jogos” individuais proporcionando uma tranqüilidade na aquisição do novo comportamento.
3- Saiba dizer não quando for necessário. Para isso é preciso respeito aos limites e autoconhecimento, até que ponto você deve dizer sim ou não para determinada situação? Como agir e ter tranqüilidade na escolha? Saber escolher e ficar em paz é preciso para se manter o equilíbrio.
4- Aprenda a dividir seu tempo pessoal e profissional. Cuide de você também. Através de exercícios específicos você poderá mapear vários pontos pessoais e profissionais. A partir disso você será capaz de observar e pensar sobre áreas da sua vida e se necessário mudá-las a tempo de aproveitar o que for preciso.
5- Se há sentimentos de irritação, mau humor e impaciência, tristeza e /ou sentimentos negativos, lembre-se que o primeiro passo é observar os pensamentos. As emoções são fruto daquilo que se pensa. E por conseqüência as escolhas, as atitudes, toda ação estará embasada nesse processo. A hipnose ericksoniana é uma técnica que trabalha diretamente o inconsciente e por isso ajuda e muito nesse processo mental, gerando uma melhor ação para a produção de sucesso.
6- Respire, acalme-se primeiro. Não faça nada precipitado ou de cabeça quente. Para um bom desempenho é preciso estar em um estado emocional adequado. Respiração serena, corpo relaxado ajuda a entrar em um estado de equilíbrio para uma ação saudável e eficaz.
Controlar suas emoções faz parte do processo de sobrevivência. Você pode aprender isso durante algumas sessões individuais. São caminhos já conhecidos de sucesso. Encontre o seu!
Adriana de Araujo
Consultoria via Skype
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br