Toda a sua vida é controlada por decisões. Por isso é importante não ter medo de escolher. É muito importante saber o que é que se quer e de modo geral, nós sempre sabemos, “no fundo, no fundo” temos algumas ideias dentro de nós sobre isso.
É fundamental termos um objetivo adequado e por isso é preciso saber o que, verdadeiramente, nos deixará felizes e satisfeitos, isso inclui abrir mão de algumas coisas, afinal não dá para percorrer dois caminhos diferentes ao mesmo tempo.
Para escolher e ter sucesso nas escolhas é preciso adaptação, estar pronto para novas mudanças se necessário. Escolher envolve ganhos e perdas do que não se escolheu. Por isso, saber delegar certas decisões ou mesmo consultar outra pessoa pode ajudar em novas visões, oportunidades e alternativas.
Dicas para evitar as indecisões:
1- Conhecer os próprios limites.
Quando você respeita seu limite tende a ficar mais fácil escolher. Às vezes, as pessoas vêem oportunidades que estão além do que podem ou conseguem realizar e ultrapassam suas condições e isso certamente trará consequências negativas. Avaliar as possibilidades e juntamente com isso seus limites.
Ex: durante um mergulho no mar, é preciso calcular o ar que não só para descer, mas também para poder subir de volta. Com esse exemplo eu ressalto a importância dos limites e autoconhecimento.
2- analisar o problema e as consequências.
Passado – ao olharmos para trás é importante entender como tomamos nossas decisões passadas, pois desta forma podemos desenvolver nosso nível de consciência, tomar posse sobre nossos pensamentos e ações, evitando assim, repetições de padrões desnecessários.
Presente – compreender corretamente quais são a possibilidades reais para a tomada de escolha.
Futuro – foco no futuro para descobrir as oportunidades e alternativas. Com alternativas, nós podemos tomar melhores decisões.
Sem elas, as decisões se tornam escolhas forçadas. Tendo oportunidades amanhã e criando alternativas, você pode tomar decisões que sejam qualitativas e duradouras.
3-Decisões podem influenciam outras decisões. É muito raro uma decisão estar isolada, por isso é fundamental pensar nas questões a volta, no contexto geral, nas situações que podem estar lidas ao que se quer resolver para encontrar o melhor caminho.
4- Aprenda os sinais do seu inconsciente – é importante saber como lidar com seu inconsciente e os sinais que nosso corpo nos dá. Nosso inconsciente é composto de todas as nossas experiências e por consequência temos aprendizados passados que ficam registrados. Não se trata de intuição ou de vontade, mas de acessar recursos e aprendizados dentro de nos. Pra isso existem técnicas eficazes e muito úteis para o processo mental.
Durante sessões individuais de hipnose ericksoniana, de coaching de vida, de programação neurolinguistica e a atualização da programação neurolinguistica (novo código), o cliente aprenderá exercícios e técnicas específicas para o desenvolvimento emocional e mental. Certamente, esse processo ajudará na tomada de decisão que faz parte da vida. O processo busca a melhoria individual, desenvolvendo a excelência para que cliente encontre o sucesso desejado.
Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
Adriana de Araújo
Consultoria via Skype