Governando o Tempo

tempo “Não tenhamos pressa, mas não percamos tempo”. José Saramago

Justamente por ser impossível de ser percebido pelos sentidos, o tempo não pode ser tocado, ouvido, cheirado, saboreado ou visto, e sendo assim, o homem criou diversas maneiras de poder medi-lo. Antigamente, as civilizações usavam os astros, inclusive as fases da lua, para calcular o tempo.

Naquela época, esse procedimento era bastante utilizado para iniciar os trabalhos com a

terra, tanto de preparação, quanto de plantio e colheita.

Durante o período das grandes navegações, o mesmo procedimento também era usado para se mensurar o tempo, mas sua importância passou a ser outra: usava-se o tempo para poder determinar a direção e a força dos ventos que levariam os navegadores a cruzar oceanos.

Hoje o tempo pode ser entendido como sendo muito mais do que apenas uma unidade de medida e um instrumento de orientação no espaço, pode ser compreendido também como uma forma de mensurar a vida.

O tempo é algo externo a nós, mas mesmo assim, podemos governa-lo. O tempo é praticamente todo nosso se fizermos uma aliança com ele. Comandar o tempo é acima de tudo, organizar a própria vida dentro das 24 horas recebidas a cada dia por todos. Sendo assim, administrar a si mesmo é a base para poder governar o tempo.

Administrar as atividades do cotidiano se torna uma tarefa obrigatória para quem quer realizar e concluir seus afazeres. É fundamental: avaliar a real necessidade desse desejo ter objetivos claros, definindo previamente o que se quer criar um plano de ação para a executar o que se precisa. Será feito de uma única vez ou haverá etapas? Mensurar o tempo gasto que cada atividade requer para ser executada estimar quem melhor pode realizar a tarefa, você mesmo ou outra pessoa? Qual o prazo?

Governar o tempo é literalmente um treino e quanto mais se pratica, mais se cria a possibilidade de se alcançar a excelência. É poder nadar a favor da maré e não contra ela. Fazendo uma analogia com o mar, a melhor maneira de sair da água que lhe puxa para traz é nadando lateralmente em relação a correnteza, jamais contra ela.

Desfrute do tempo que você tem criando novas e melhores formas de viver sua vida!

Adriana de Araújo

Counselor and Executive Coach

www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

Comments

comments