Dirija Sem Medo

Muitas pessoas sentem medo ao pensar em dirigir um carro. Tanto homens quando mulheres sentem esse desconforto perante o volante. E o numero e’ maior entre as mulheres. Algumas pessoas não conseguem tirar a carteira de motorista por sentir medo do carro,

mas existe um numero grande de motoristas com habilitação que não têm coragem de dirigir. Em muitos casos o medo acaba por vencer a pessoa fica a mercê do medo.

Pensamentos recorrentes e comuns de quem sofre com o carro:
– tirar o carro da garagem, 
– subir ladeiras, 
– estacionar, 
– atropelar alguém,
– bater o carro;
– causar algum tipo de acidente;
– dirigir em lugares abertos;
– ter que passar em pontes;
– ficar parado muito tempo dentro o carro e com isso preso no transito;
– medo de perder o controle da direção;
Etc. 
Assim, quem não consegue dirigir porque sofre de fobia especifica acaba por evitar esse contato direto com o carro. Ficar afastado do objetivo fóbico e’ uma saída que muitos encontram para lidar com medo, mas isso não resolve o problema apenas adia uma possivel solução. Quem tem medo, quando esta longe do que causa esse desconforto fica bem, mas e’ so aproximar-se novamente do que causa mal estar que o medo vem com a mesma intensidade e as veses ate mais forte. 

O medo de dirigir esta associado ao transtorno de ansiedade, e com isso provoca no individuo a sensação de estar limitado, restrito e ate mesmo aflito. Alguns sentem que o medo parece dominar as escolhas da vida. Isso faz com que agrave sentimentos de baixa auto-estima e dependência de outras pessoas, para levar buscar, fazer companhia, etc. Tudo isso so dificulta o enfrentamento de situações cotidianas do indivíduo.

Por que o medo surge?
1) trauma por uma experiência negativa muito ruim;
2) falta de autonomia financeira, e com isso a falta de condição de ter um carro e a insegurança em dirigir o carro de outra pessoa;
3) medo de ficar em lugares fechados que se estende ao carro;
4) desconforto em relação a situações externas, como por exemplo, um assalto, um seqüestro relâmpago ou qualquer outro tipo de violência.

Tipo de personalidade, estilo de vida ligado ao medo:
1)Pessoas que sofrem de ansiedade – todo tipo de medo esta ligado a ansiedade;
2)pessoas muito criticas e que não aceitam correções – medo de errar e suas conseqüências;
3)personalidade dependente que tende a querer sempre companhia e que o outro faca por ela e assim não assumem riscos e nem responsabilidades.

É possível superar este medo?
Sim, o medo tem cura e e’ possivel libertar-se dele. Para cada caso é possível um tratamento e solução. E’ importante que a pessoa domine o volante, ou seja, tenha conhecimento especifico para dirigir e tambem cuide do emocional para poder ter o que se quer. 

Durante o tratamento com sessões de coaching, novo código da programação neurolinguistica e hipnose, e’ possivel que aconteça:
1) resgate da auto-estima,
2) redução da ansiedade, 
3)ressaltando os aspectos positivos e habilidades da personalidade
A superação vem do enfrentamento planejado do medo de dirigir. Ninguem precisa ser expor ao sofrimento para superação. Gradualmente e de forma persistente o medo pode ser vencido. São exercícios, planejamento especifico que garantirão o sucesso. 

Lembre-se voce pode e deve persistir e treinar, não encare o carro como algo estranho a você, e’ um desejo seu essa superação e então assim voce alcancara a vitora.

Adriana de Araújo – autora de vários livros e agora em dezembro de 2011 lançara: 
“Como dirigir sem medo” – Ed. Universo dos Livros. 
Faz consultoria via skype: www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

 

 

Comments

comments