Leve a Vida Leve: Vença a Ansiedade

Qual o modo de escapar da ansiedade?
Há um apenas: que a nossa vida não se projete para o futuro, mas se concentre em si mesma. 
Só sente ansiedade pelo futuro aquele cujo presente é vazio.” Sêneca
Você já se percebeu com pensamentos acelerados, dificuldade de relaxar, sentiu as mãos geladas, medo, um frio na barriga e insegurança ao pensar ou estar em uma determinada situação? O que você sente pode ser um sinal de ansiedade.

SINTOMAS:
A ansiedade é um conjunto de reações mentais, como:
– desorganização do pensamento
– angustia
– preocupação 
– agitação mental
– dificuldade de memorização e foco de atenção
Etc.

E também de reações físicas, tais como:
– tremor no corpo
– respiração ofegante
– coração acelerado
– dor de barriga
Etc. 

Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa, podem mudar conforme o momento vivido e também a intensidade de cada reação. Nem sempre as pessoas sentem da mesma maneira os sintomas acima descritos. Determinadas situações são desencadeadoras de ansiedade para certas pessoas e não para outras. Normalmente essas reações estão diretamente ligadas a forma como cada um pensa a própria vida. Por isso é importante lembrar que tudo que acontece na mente tem um efeito no corpo. Essa ligação é inevitável. Os pensamentos influenciam o estado emocional. 

Pare agora para refletir sobre o que você pensa de si e dos outros. 
1) Você sabe esperar o tempo natural dos acontecimentos ou fica angustiado esperando que as coisas aconteçam mais rápido do que deveria? 
2) Como esta pensando a sua vida no geral e em fatos específicos? Sabe dar tempo ao tempo ou impõe o seu ritmo, muitas vezes acelerado, para obtenção dos resultados desejados? 

Observe que a ansiedade tem a ver com a interpretação e administração do tempo. Quem sente ansiedade tende a:
a) estar em ritmo acelerado de pensamento e ação; 
b) viver preocupado (“pré-ocupado”, ocupando sua mente com algo que ainda esta por vir); 
c) pensar em excesso no futuro; 
d) ser incapaz de respeitar o ritmo natural dos fatos e viver o presente; 
e) não conseguir focar sua atenção e energia do aqui e agora;
f) sentir dificuldade para viver congruentemente o que esta acontecendo nesse momento;
Pensar negativamente terá efeitos negativos. A consequência disso tudo é que a sua percepção dos fatos influencia diretamente o modo como você encara a sua própria vida. Como cada um pensa e administra o tempo pode aumentar os níveis de ansiedade. 

TRATAMENTO:
Tratar a ansiedade é para todos que querem qualidade de vida e não apenas para aqueles que estão com a vida comprometida pelos sintomas. Viver bem é uma escolha individual. O tratamento pode ser para eliminar um problema existente ou para quem quer ter melhores resultados em suas ações. Quem se trata não é apenas quem sofre com a ansiedade, mas quem entende que pode viver melhor sem ela. 

1) MEDICAMENTOS: além dos medicamentos convencionais para o tratamento de ansiedade, existem algumas alternativas naturais que podem ajudar as pessoas a criarem novas respostas para situações que são consideradas gatilhos e despertam ansiedade. 

2) EXERCICIOS FÍSICOS: eleva a produção de serotonina substância que aumenta a sensação de prazer e com isso essa alternativa costuma funcionar muito bem para relaxamento físico e mental. Caminhar três vezes por semana, por pelo menos meia hora, pode ser muito útil. 

3) EXERCICIOS DE RESPIRAÇÃO: pessoas com tendência a ansiedade precisam reduzir o seu estresse diário. A respiração lenta e apropriada ajuda a focar a atenção, diminuir os pensamentos e relaxar. 

4) QUESTIONAR OS PRÓPRIOS PENSAMENTOS: Os pensamentos e as falas negativas agravam qualquer situação. A exigência pela perfeição, medo das criticas, medo de errar, preocupações excessivas devem ser avaliadas com foco na solução e não no sofrimento que causam. Deve-se questionar a si mesmo se existem novas possibilidades de análise, se você superestimou o grau de importância do fato ou assunto, mudar a perspectiva do tempo: o que está lhe preocupando hoje fará diferença daqui 10 anos? Sempre que um pensamento negativo se iniciar, deve-se substituí-lo por outro pensamento qualquer, preferencialmente, agradável. Isto certamente não é fácil de ser feito, mas é possível. 

Suas atitudes devem estar ligadas a realidade do seu presente. Se você quer um futuro diferente, sem ansiedade, cuide do que pode fazer agora para estar mais calmo e tranquilo. O seu amanhã depende das ações que são feitas no seu presente. Respire profundamente, acalme sua mente e siga em frente!

Adriana de Araújo
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br

 

Comments

comments