Workholic x Worklover x Síndrome de Burnout

Cuidar do ambiente profissional é fundamental. A maior parte do dia é dedicado ao trabalho. Saiba um pouco mais sobre questões emocionais ligadas a esse tema. 

O que é workholic? 
Pessoas “viciadas em trabalhar”. Esse nome vem do inglês que teve origem na palavra alcoholic (alcoólatra). 
Sintomas da workholic:
Tempo e energia direcionado de forma compulsiva para área profissional. Outras áreas da vida ficam prejudicadas por falta de dedicação. 
Conseqüências da workholic:
– A pessoa workaholic fica alheia a vida cotidiana e por isso as pessoas se afastam.
– Não há tempo ou vontade de fazer atividades físicas, tratamento médico ou preventivo, momentos de descanso e lazer, etc;
– Saúde física e mental fica afetada diretamente, podendo ocasionar insônia, comportamento explosivo e mau-humorado, impotência, perfeccionismo (insatisfação quando algo não sai como gostaria), depressão, ansiedade, medo de fracassar.

O que é worklover?
Pessoas que amam seu trabalho, têm prazer no que fazem, estão satisfeitos com o trabalho e sabem lidar melhor com as dificuldades do dia-a-dia.
Sintomas do worklover:
Muitas horas são dedicadas ao trabalho com prazer, há satisfação e equilíbrio em outras áreas da vida, sabe priorizar o que é mais importante, sofre menos de stress garantindo saúde mental e física por mais tempo.
Conseqüência do worklover:
A princípio não há conseqüências negativas, nem problemas, mas a atenção deve existir, pois muitos workholics se iludem, num primeiro momento, se achando worklover.

O que é Síndrome do Burnout?
Do inglês burn [queima] e out [exterior], é um estresse ocupacional. Há desgaste e exaustão física e emocional, sintomas bem parecidos com a depressão (onde o foco é o trabalho).
Sintomas da síndrome de Burnout:
Costuma-se fazer uma avaliação negativa do desempenho profissional, levando a baixa auto-estima, dores de cabeça, insônia, perda de peso, tensão muscular, baixo rendimento pessoal, incapacidade de concentração, baixa tolerância à frustração, ímpeto de abandonar o trabalho e agressividade.
Conseqüência da síndrome de Burnout:
Falta de vontade de trabalhar, angústia, tristeza, etc.
São pessoas excessivamente críticas, muito exigentes consigo mesmas e com os outros e que têm maior dificuldade para lidar com situações difíceis, possuem idealismo elevado, excesso de dedicação, alta motivação, perfeccionismo, rigidez.

A combinação de técnicas diferenciadas como Hipnose Ericksoniana, Coaching de Vida e Novo Código (atualização) da PNL são usadas em sessões de consultoria especifica que a psicóloga Adriana de Araujo utiliza em seus consultórios (São Paulo e Jundiai) há mais de 10 anos.
Essas sessões são úteis em muitos aspectos; é possível descobrir suas reais necessidades e habilidades; aprender a perceber o que já está desenvolvido, depois criar esse mesmo padrão de excelência em outras partes da vida que se deseja.
Você poderá com a mesma excelência e destreza adquirir sucesso em outras áreas da vida. E isso agora será feito de forma equilibrada e adequada. Existem muitas maneira de fazer a mesma coisa com o mesmo nível de resultado satisfatório, você poderá a partir desse momento ter novos aprendizados e novas escolhas. Sucesso a você!

Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
Fonte: Adriana de Araújo

 

Comments

comments