Para muitas mulheres a gestação é um marco, um momento muito importante da vida. Gerar um filho, é mais que realizar um sonho, é viver uma grande conquista ao construir uma nova família. Esse momento tão mágico e significativo pode, às vezes, vir acompanhado de preocupações.
De modo geral, coisas novas, fatos e acontecimentos diferentes do comum, geram incertezas e muitas dúvidas de como o futuro será.
Algumas mulheres podem ficar ansiosas com essa nova fase da vida, justamente por ser um período intenso e marcado por diversas mudanças, tanto físicas como emocionais.
O corpo físico apresenta mudanças, assim como os hormônios também ficam diferentes, afinal, agora o funcionamento é realizado para duas pessoas: a mãe e o bebê.
Do ponto de vista emocional também ocorrem mudanças, que às vezes as mamães nem sempre são compreendidas, pois é comum ficar com sono, vontades incontroláveis de comer
certos tipos de alimentos. Exponha suas dificuldades, converse, expresse seus sentimentos.
É necessário assumir esse papel de mãe, pois assim poderá aceitar suas mudanças no corpo e na vida.
Todos os cuidados que você tinha com sua beleza antes devem permanecer, e é claro com a orientação de seu médico, para que o que faça não prejudique o bebê.
É importante manter-se ativa e saudável e não mais em repouso como diziam antigamente; isso fará bem para o bebê e ajudará o corpo da mãe a voltar à forma mais rapidamente depois da gestação.
É preciso fazer algumas adaptações e avaliar qual exercício será melhor para que gestante não sofra complicações provocadas pelo esforço.
A hidroginástica trabalha todos os músculos sem provocar impacto nas articulações, evitando torções e sobrecarga.
Para as mulheres que já praticavam atividade antes de engravidar, é necessário ter a autorização do obstetra para continuar com seu programa de exercícios; sendo feito de forma mais leve e com atenção para evitar quedas.
Adriana de Araújo
Counselor and Executive Coach
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
Consultoria via Skype
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br
Fonte: Adriana de Araújo