Sensação de Tédio no Trabalho Pode ser Depressão

“Sabe esses dias em que horas dizem nada
E você nem troca o pijama preferia estar na cama (…)
Sentado no meu quarto o tempo vôa
Lá fora a vida passa e eu aqui à tôa
Eu já tentei de tudo mas não tenho remédio
Prá livrar-me desse tédio…

Vejo o programa que não me satisfaz
Leio o jornal que é de ontem, pois prá mim, tanto faz
Já tive esse problema, sei que o tédio, e’ sempre assim
Se tudo piorar não sei do que sou capaz…” 
Tédio – Biquini Cavadao 

Tédio no trabalho é o principal motivo para faltas. 
61% dos funcionários não aparecem para trabalhar devido ao tédio, 
segundo dados da empresa de consultoria 
PricewaterhouseCoopers.

O que e’ o tédio?
E’ a falta de estímulo, repetição sem graça, chato, desnecessário, falta do que fazer e de coisas interessantes. Sensacao da percepção do tempo alterada. A vida parece acontecer lentamente e as vezes ate de forma cansativa. Tédio também pode ser um sintoma de depressão.

O que e’ depressão?
E’ um transtorno que pode afetar qualquer pessoa em qualquer idade, com reações na mente e no corpo. E’ uma perturbação psíquica que e’ caracterizada pela perda de prazer nas atividades em geral, falta motivação, animo, tristeza persistente e a discrição e’ de apatia para as situações em geral da vida, acontecem alterações cognitivas, como por exemplo, diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, prejudicando a possibilidade de ter idéias para tomada de ação, problemas para se concentrar, etc. Sintomas assim, prejudicam e muito a qualidade de vida e bem estar da pessoa.

Reacoes emocionais: 
O tédio assim como a depressão pode levar pessoas a terem atitudes impulsivas e às vezes, excessivas. Essas reações podem ser consideradas como inadequadas sob o ponto de vista alheio. Os fatos em si não causam respostas emocionais especificas e únicas. As respostas que damos para os sentimentos são frutos de aprendizados e principalmente de repetições. Quanto mais vezes fazemos a mesma coisa, maior a chance disso fica marcado dentro de nos como se fizesse parte do nosso modo de ser. Por tanto, sentir angustia, vazio e falta de interesse pode ser um padrão de resposta já adquirido ao longo dos anos independente da situação momentânea. 

Dentro da empresa:
Com esses sentimentos confusos e negativos, o desempenho das atividades profissionais fica limitado e por tanto, estar trabalhando não significa mais estar produzindo e que as atividades estejam rendendo suficientemente. A empresa e o profissional perdem com isso. Tanto no tédio quando na depressão o sentimento marcante dos dois e’ a falta de vontade de realizar atividades rotineiras e muitas vezes o trabalho e’ composto de atividades desse tipo. Como nem sempre as pessoas sabem identificar essa sensação, elas se sentem frustradas e não conseguem as vezes entender que a problemática e’ interna, então, projetam na empresa, no trabalho, nas atividades, nos colegas de profissão e acabam por buscar do lado de fora o que esta dentro. A resposta esta dentro de cada um e não do lado de fora. 

Metafora: 
Tem um personagem do Sufismo, chamado Nasrudin, e suas historias são repletas de ensinamentos. Um dia Nasrudin perdeu uma chave e ficou na porta de sua casa procurando. Um amigo que caminhava naquela rua vê a cena, vai ate o Nasrudin e pergunta se ele precisa de ajuda. Nasrudin, então, conta que perdeu a chave e o amigo começa a ajuda-lo. Depois de alguns minutos de procura sem sucesso, o amigo pergunta se Nasrudin tinha certeza que havia perdido a chave ali. Nasrudin responde categoricamente que não. Não havia perdido a chave ali. A chave foi perdida dentro da casa. O amigo inconformado, pergunta ao Nasrudin, porque ele estava procurando a chave num lugar que ele sabia que não estaria. Nasrudin não titubeou na resposta: “Porque aqui fora e’ mais fácil para procurar, tem mais claridade, a luz e’ mais forte”. 

Tratamento:
Tedio e depressão podem e devem ser tratados para uma qualidade de vida melhor. Atraves de técnicas como o Novo Codigo da Programacao Neurolinguistica (PNL), Hipnose Ericksoniana e EMDR e’ possível ajudar a pessoa a organizar melhor o tempo, seus interesses, animo, motivação, capacidade de realização, etc. As sessões são realizadas em formato de aula, com isso o paciente consegue aprender, vivenciar e vencer de forma rápida, pratica e dinâmica. 

Adriana de Araujo
www.desenvolvimentoexcelencia.com.br 

Fonte: Adriana de Araujo

Comments

comments